Tecnologias

A McFlu Analítica possui conhecimento e treinamento de diversos fabricantes de analisadores, cromatógrafos e espectrômetros, do desenvolvimento à manutenção.

Os estudos das diversas tecnologias aplicadas no mercado são a base de nossa expertise. O conhecimento aprofundado de cada princípio aplicado é o alicerce de nosso trabalho.

Ionização de Chama Ionização de Chama
Analisadores de hidrocarbonetos FID - Ionização de Chama

O princípio de ionização de chama (FID) é baseado na leitura de íons formados através de uma combustão controlada. Desenvolvido por McWilliam and Dewar na Imperial Chemical Industries of Australia ez New Zealand (ICIANZ) em 1957, teve sua primeira grande aplicação realizada no “Vapor Fractometer” da Perkin-Elmer em 1959 apresentando grande contribuição para a difusão deste princípio.

A combustão é formada por uma chama de hidrogênio onde os componentes, normalmente compostos orgânicos (CxHy), são queimados provocando a geração de íons. Estes, por sua vez, são diretamente proporcionais à concentração dos compostos no fluxo de amostra resultando em uma alta linearidade do sensor. Os íons obtidos por esta análise normalmente são correlacionados como “metanos”, por ser a menor estrutura dentre os hidrocarbonetos (referência unitária). Sendo assim, pode-se dizer que este princípio identifica a quantidade equivalente de “metanos” presentes na amostra, ou seus múltiplos para hidrocarbonetos mais complexos, capazes de produzir a mesma resposta se considerado a referência unitária. Este conglomerado de hidrocarbonetos é denominado “hidrocarbonetos totais” (THC).
Com o aprimoramento de outras tecnologias tais como a cromatografia, pode-se tornar este método ainda mais seletivo, dada a preparação de amostra prévia à queima aumentando assim sua área de aplicação.

Range de medição: 0,1ppb a 100%

Vantagens:
Alta precisão
Alta sensibilidade
Vasta gama de aplicações
Aprovado pelas farmacopeias Brasileira e Europeia como método de referência para análises complexas quando assimilado à cromatografia

Desvantagens:
Alta susceptibilidade a danos por excesso ou falta de fluxo e pressão
Susceptível a interferências por poeiras, produtos corrosivos e solventes
Requer gases de combustão (H2, O2, N2 ou Ar sintético)

Vida média do sensor INDETERMINADA.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.